Nova Versão do Sistema JPP (Swing, Futuros)

Caros leitores, desculpe a falta de atualizações do site, mas não estou parado.

Foram semanas intensas, com muitas mudanças no JPP. Valeu a pena pois foi muito produtivo, gerando mais possibilidades para o sistema.

A versão 6 ou V6, é a mais atual e está em testes com swing e futuros. Ao final de Junho farei uma apresentação resumo do comportamento do sistema em vários instrumentos.

Como tenho analisado gráficos e sistemas de trade pelos últimos seis meses, acabei ficando exigente demais, sempre em busca de padrões ou divergências que possam aumentar as chances de ganho do sistema.

A taxa de acerto do sistema para índices e futuros está em torno de 45% com um fator de ganho de 1.9x. Para o swing trade, obtivemos resultados impressionantes, com taxas de acerto na faixa de 60% a 85%, em diversas ações com liquidez e volatilidade.

Os backtests de pelo menos 2 anos apresentam ganhos consistentes, e devido a capacidade de parametrização, as otimizações são muito beneficiadas, permitindo escolher qualquer parâmetro usado dentro do sistema, seja este interno ou de outros indicadores usados.

Esta semana entra em testes a V7, que é resultado de uma modificação estrutural do sistema.

A V7 vem acompanhada de seu próprio indicador, o JPP Indicator (óbvio), que representa em uma linha todos os resultados do sistema JPP. A partir de agora além de todos os parâmetros que existiam, se abrem novas portas para otimização ao usar o sistema de Pesos para cada um dos fatores que afetam os resultados.

Resumindo bastante, o que se obtem é uma certa inteligência para usar o método, evitando a dependência de condições individuais de entradas e saídas, que além de variarem rápido, impedem antecipações, apresentando um “atraso de garantia” nas entradas.

Este atraso é o tempo que leva para que as regras do sistema sejam atendidas, é como um alinhamento de planetas. O alinhamento de 2 planetas já é um evento, imagine como seria de 8 planetas. É o mesmo caso das regras, se todas tem que ser satisfeitas em sua plenitude, e cada uma delas mede algo diferente, as chances de geração de negócios diminuem drasticamente, apesar de apresentar um aumento significativo na taxa de acerto.

 

Em torno de 70% do código MQL5 foi alterado, o que pode provocar surpresas. Muitas delas já foram resolvidas, mas é um assunto delicado, principalmente na parte de ordens, ordens stop e gain, trailings, etc.

Agora o indicador JPP Indicator faz toda a análise, o sistema de trade simplesmente executa o conjunto de tarefas pertinentes ao negócio gerado pelo indicador. Desta forma ganha-se a possibilidade de fazer trades manuais pela simples analise do indicador JPP.

E último porém não menos importante, são as saídas. Entrará em testes futuros o JPP Trailing. Esta EA executará todo o gerenciamento do trade após a ordem ser executada.

Com o indicador JPP Indicator, somado a esta EA JPP Trailing, fecha-se o círculo para o trade semi-automático, onde o trader simplesmente entra a ordem completa 1 vez, e dali para diante os stops e saídas são automáticos. Para mim não existe nada mais importante que a saída dos trades, um bom trailing stop loss faz toda a diferença.

Deixo para os curiosos amigos uma linda virada de mão que o JPP fez no dia 15 de Junho no dolar mini.

Virada de mao-15-06-2015